Foto: Deni Zolin (Diário)
Os usuários de todas as linhas que levam até o campus da UFSM poderão testar, a partir de setembro, o aplicativo que informará, em tempo real, quanto tempo falta para chegar o próximo ônibus na parada indicada pelo usuário. Na prática, o aplicativo já vai estar operando, mas ainda em sistema de testes para possíveis aprimoramentos. A empresa i3 Tecnologia, que está desenvolvendo o aplicativo a pedido da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), diz que, em breve, poderá definir a data de lançamento do aplicativo, que estará disponível na Play Store (para aparelhos com sistema Android) e na Apple Store (para iPhones).
Inscrições para oficinas gratuitas sobre voluntariado no Sesc estão abertas
Segundo Cristiano Silveira dos Santos, CEO e diretor de Inovação da i3 Tecnologia, os ônibus já estão equipados com os aparelhos aparelhos de GPS (foto) que indicam em tempo real onde está cada veículo. Até o final de agosto, serão instalados teclados nos 96 ônibus que fazem linhas para o campus e treinados os motoristas, que terão de se identificar e digitar a linha que estão fazendo - é para que o sistema tenha 100% de certeza de que o ônibus que aparece na tela do aplicativo é exatamente o que o usuário quer pegar. O teste será nas linhas do campus porque são linhas de grande movimento, em trechos com congestionamento pesado e boa parte dos usuários que usam smartphones. Ainda não há data para que o aplicativo esteja disponível em 100% das linhas da cidade.
- Nos testes internos, o que deixou o pessoal mais maravilhado foi, no aplicativo, poder ver no mapa todos os ônibus andando, indicando onde estão naquele momento. Isso poderá ser visto pelos usuários, que vão selecionar a linha que querem pegar e em qual parada. Daí, aparecerá na tela a informação de quanto tempo faltará para o próximo ônibus chegar no local desejado - diz Santos.
Aplicativo trará comodidade e segurança
As principais vantagens do aplicativo serão a comodidade e a segurança, pois em vez de ficar 20 a 30 minutos na parada, poderão sair de casa ou do trabalho só na hora em que o ônibus desejado estiver perto.
Em último dia de seminário, embaixador destaca esforços de desarmamento nuclear
- A ideia é as pessoas poderem ficar menos tempo na parada e terem mais tempo para lazer, para comprar no comércio. Também gera uma comodidade porque, em dias de chuva ou de frio, poderão ficar bem menos tempo esperando na parada. E reduzirá o risco de assaltos porque as pessoas ficarão bem menos tempo nas paradas, podendo ir só pouco antes de o ônibus desejado chegar.
Além do grande salto que haverá para os usuários, esse aplicativo será uma tentativa de fazer mais pessoas usarem o transporte coletivo, pois terão mais comodidade, segurança e informação confiável, ao saber quando o ônibus vai passar. Também é muito importante ressaltar que é uma empresa daqui de Santa Maria que está desenvolvendo essa tecnologia e que, ao que tudo indica, deverá exportar o sistema para outras cidades. Esse app tem tudo para dar certo. Tomara que dê mesmo, para melhorar um pouco a qualidade do transporte coletivo, que ainda é caro e tem outros problemas.